Organizado pela Federação Brasileira de Voo a Vela, a competição mais importante do esporte promete ser a mais movimentada dos últimos anos

A cidade de Luís Eduardo Magalhães (LEM), no oeste da Bahia, sediará pela segunda vez as duas últimas etapas do calendário do Campeonato Brasileiro de Planadores. A etapa Centro-Oeste (pré-nacional) acontece no período de 29 de setembro a 4 de outubro e a final começa logo em seguida, entre os dias 5 e 12 de outubro, reunindo os melhores pilotos das fases Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Voar em uma aeronave sem motor, impulsionada pela energia solar e que utiliza o vento para percorrer grandes distâncias. Assim é a prática do voo a vela, também conhecida como volovelismo. O esporte assemelha-se às competições de vela náutica: vence aquele que percorrer mais rápido uma distância pré-determinada – o que ficou muito mais fácil e prazeroso com os modelos mais modernos, que chegam aos 300 km/h.

Não à toa, a sensação de liberdade e a adrenalina proporcionadas pelos voos em alta velocidade já seduziu pelo menos 800 pilotos no Brasil, concentrados principalmente nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Só para as etapas realizadas em LEM são esperados mais de 50 competidores, entre brasileiros e estrangeiros, o que torna a 55ª edição do campeonato – organizada pela Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) – a mais movimentada dos últimos tempos.

A final do Campeonato Brasileiro é o mais importante evento do voo a vela nacional. E a escolha de Luís Eduardo Magalhães para sede é um dos atrativos deste encerramento de temporada, já que muitos competidores consideram a cidade o melhor local do mundo para planar. Com baixa ocorrência de chuvas entre os meses de setembro e outubro e dois aeródromos com pistas pavimentadas, a região ainda conta com amplas áreas agricultadas – condições excepcionais para o voo que convidam não só brasileiros, mas também competidores estrangeiros vindos principalmente da América do Sul. A competição, sempre instigante, também atrai um público fiel, que é presenteado com a espetacular imagem dos planadores no ar.

Para que pilotos e admiradores do esporte possam ter uma prévia das emoções reservadas pelo campeonato, informações e gráficos detalhados dos treinos de alguns pilotos que já se preparam para as competições em LEM estão disponíveis em um site – que conta com imagens baseadas em mapas do local. 

Fundada em 1954, a Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) é uma entidade jurídica sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e regulamentação do voo a vela no Brasil. Filiada à Fédération Aéronautique Internationale (FAI) – órgão que regula o esporte e estabelece normas de segurança internacionais – e vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COI), a FBVV é a única representante do voo a vela e de seus praticantes junto às instituições públicas e privadas do país. Atuando em conjunto com os aeroclubes de cada região, a instituição tem desenvolvido diversos projetos com foco na evolução e no aperfeiçoamento do esporte.

A FBVV é responsável ainda pela manutenção do Ranking Brasileiro de Pilotos de Planador, que ordena o desenvolvimento e treinamento de pilotos esportivos e define a participação em eventos internacionais.