Parte Prática PPL (Piloto de Planador)

RBTX7-iz69gmb4ug-X7


1 - Nunca voei, qual a primeira providência para iniciar o curso de PPL?

Resp: Você deve providenciar o seu exame medico, somente com o exame medico valido é que você pode começar a lançar os seus voos de instrução. Lembramos que antes de você ir até uma clínica credenciada para fazer o exame medico você deve antes providenciar o seu código ANAC. Como obter o código ANAC você tem aqui.

2 - Tenho interesse em fazer o curso de (PPA) avião logo após o termino do curso de planador (PPL), nesse caso que classe de exame médico devo fazer?

Resp: Nesse caso você deve providenciar o exame de 2ª. Classe, ele vai servir tanto para o curso de planador quanto para o curso de avião. Os interessados somente no curso de planador pode fazer o exame medico de 4ª. Classe.

Veja as clínicas credenciadas para realizar o seu exame medico aqui.

3 - Quais as vantagens de se voar planador? É melhor começar voando planador e depois avião?

Resp: O piloto de planador aprende a ter percepções mais aguçadas de planeio, rampa para pouso, influência do vento e planejamento devido as características do voo sem motor. Sem falar no “pé e mão” que é muito mais exigido no planador. Além disso, o piloto de planador voa realmente solo, inclusive em aeronaves mono place como KW1, Jantar... aumentando assim a confiança e segurança do piloto. Na transição para o voo de avião, o solo ocorre muito mais rápido, por já saber a maioria das manobras altas exigidas. Por esses motivos, é aconselhável começar pelo planador primeiro.

4 - Sendo brevetado em PPL tenho abatimento de horas para os cursos de PPA (Piloto Privado de Avião); Piloto Comercial e Piloto Agricola?

Um piloto detentor de Licença de Piloto de Planador (PPL) poderá abater suas horas nos cursos para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião (PPA) e Piloto Comercial de Avião (PCA):


1. Para a Licença de Piloto Privado de Avião (PPA) ocorre a diminuição de 10 horas (RBAC 61, Subparte D, Licença de Piloto Privado, item 61.81 (ii) letra B);


 2. Para a Licença de Piloto Comercial de Avião (PCA) ocorre a diminuição de 30 horas, em tais aeronaves que tenham sido realizadas em voo solo (RBAC 61, Subparte E , Licença de Piloto Comercial, item 61.101 (ii) letra A). 


3. Para a Licença de Piloto Agrícola (PA) ocorre a diminuição de 200 horas, em tais aeronaves que tenham sido realizadas 100 horas em voo solo (RBAC 61, Subparte N , Licença de Piloto Agrícola, item 61.243 (5)).

5 - Qual a duração do curso?

Resp: Conforme RBAC 61.153, subparte (H)

Para quem ainda não é piloto: Pelo menos 15 horas de voo OU 60 reboques em duplo comando; e ter realizado pelo menos 2 horas de voo solo em planador.

Para quem já é piloto de avião ou ultraleve: Pelo menos 10 horas de voo em duplo comando OU 40 reboques e 2 horas de voo solo em planador.

Lembrando que esses são os mínimos, a quantidades de hora para a formação do piloto dependerá do desempenho do aluno.

6 - Quanto tempo dura um voo e quais os valores?

Resp: O tempo de duração de cada voo de planador varia conforme a condição térmica do dia e a habilidade do piloto aluno em conseguir pegar essas térmicas. Em um dia sem térmicas ou nos voos iniciais, a média é de 20 minutos por voo. Devido as excelentes condições térmicas em Bebedouro, é possível fazer voos de instrução de até 1 hora, a depender também da fila de alunos aguardando para voar. Para quem já está solo em aeronaves monoplace, esse tempo de voo aumentar para várias horas, também a depender da fila de alunos que aguardam a aeronave para voar.

Para saber dos nossos preços, acesse aqui.

7 - Preciso do curso teórico para começar a voar?

Resp: Não. Porém é para realizar o voo solo, é necessário estar aprovado na banca da ANAC. Por isso recomendamos que o aluno comece a voar já estando aprovado na banca, ou que esteja realizando o curso enquanto voa.

8 - O aeroclube possui alojamento?

Resp: Sim, o aeroclube possui alojamento com estrutura completa. Para maiores informações acessar os links:

- Estrutura do Aeroclube

9 - Por que escolher o Aeroclube de Bebedouro para voar?

Município - Bebedouro é um polo volovelístico descoberto em 1992, devido a uma tríade que combina boa meteorologia, espaç aéreo livre e boa malha terrestre. A cidade possui um dos mais movimentados aeroclubes do Brasil, contando com a ajuda de projetos como o Voa São Paulo, Santos Dumont e outros.

Faça sua inscrição para o(s) curso(s) Prático e/ou Teórico.

Faça sua inscrição para o(s) curso(s) Prático e/ou Teórico.

 

Cursos
Pratico e teórico de PPL
Teórico de PPA

1 - O Curso teórico que será ministrado é tanto para PPA (Piloto Privado de Avião) quanto para: PPL (Piloto de Planador)?

Resp: Sim, pois o conteúdo de ambas as provas é semelhante, as aulas abrangerão o conteúdo para as 2 provas.

2 - Qual o período que será ministrado o curso teórico e onde serão ministradas as aulas?

Resp: As aulas serão ministradas na sala de aula localizada nas dependências do Aeroclube. Lembrando que o curso possui número mínimo e máximo de alunos, portanto recomendamos que faça sua inscrição o mais breve possível.

3 - Como funciona o curso, com ele poderei começar a voar?

Resp: O curso abrange 5 matérias, Teoria de Voo, Navegação Aérea, Conhecimentos Técnicos e Motores, Meteorologia e Regulamentos de Tráfego Aéreo. Após isso você deverá realizar a prova da ANAC sobre estas 5 matérias. Não é necessário estar aprovado no curso para começar a voar, porém é recomendado pois você só pode voar sozinho (solo) e brevetar estando aprovado na ANAC.

4 - Qual o valor do curso?

Resp: O valor do curso é R$ 2.700,00 (dois mil reais), podem ser quitado da seguinte forma:

À vista: R$ 2.500 ou R$ 300,00 na matrícula e + 04 vezes de R$ 600,00. 

5 - Como faço minha inscrição?

Resp: A inscrição pode ser feita através do formulário no site: (formulário on-line) ou pessoalmente na secretaria do Aeroclube. Lembrando que a inscrição somente será efetivada após o acerto financeiro.

Contato:
(17) 3044 21 22 / 99221-7614 - Claro/Whatts.

Início: 05/05/2020


Faça sua inscrição para o(s) curso(s) Prático e/ou Teórico.