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Em janeiro de 2019, o Aeroclube de Bebedouro completa 30 anos e as atividades são voltadas para a formação de pilotos de aviões e planadores.

Bebedouro é conhecido como um polo volovelístico descoberto em 1992, devido a uma tríade que combina boa meteorologia, espaço aéreo livre e boa malha terrestre, sendo um dos mais movimentados do Brasil.

O começo no ano 1942:

O Comandante Luís Martins se mudou para Bebedouro no ano de 1941 e fundou, junto com outros entusiastas da aviação, o Aeroclube local, sendo noticiado em julho de 1942. Tão logo o hangar provisório estava construído, o Aeroclube de Bebedouro prossegue suas atividades a todo vapor. Para início de suas atividades na escola de pilotagem, já contratou o competente piloto sr. Augusto Marinho para ser o instrutor dos candidatos ao “brevet” civil. As inscrições continuam abertas na sede da entidade, à rua Alfredo Ellis, 360 (no local não existe mais a sede atualmente tendo sido construído uma residência) e já estão inscritos 11 candidatos a piloto.  

Em outubro de 1942, um jornal do Rio de Janeiro, trazia a notícia da doação de 50 conto para compra do avião “Teresópolis”, PP-TSK, valor doado pela população para a aquisição do avião enviado ao Aeroclube de Bebedouro. O avião “Teresópolis” da fabricante Henrique Lajes, chamado de HL-1B era de madeira e tubos de aço coberta com tela, tudo nacional – as hélices eram fabricadas pelo IPT, em São Paulo. O motor era norte-americano da marca Continental, de 65 cavalos de força. O aparelho levava dois passageiros e destinava-se ao mercado dos aeroclubes.

Em 1944 foi veiculada a reportagem sobre a primeira turma sendo checada em Bebedouro.

Em dezembro de 1946, Bebedouro foi atingida por uma tempestade que destruiu o Hangar do Aeroclube e danificou os aviões, voltando as atividades após a recuperação do Piper PP-TUF em 1948 para a formação dos pilotos; nessa época já estavam formados 25 pilotos civis por Bebedouro.

Em 1950, o Comandante Luís Martins é eleito presidente do Aeroclube de Bebedouro.

Em abril de 1951, o engenheiro Casemiro Montenefro Filho, diretor geral de materiais da aeronáutica, realizou vistoria em todo o estado de São Paulo e solicitou que as aeronaves PP-TSK, PP-TUF, PP-HAZ E PP-GEQ registradas em Bebedouro fossem enviadas para Catanduva para inspeção. O Avião PP-TSK, “Teresópolis”, devido ter sido danificado durante a tempestade de 1946, não foi enviado.

Em 1952, o Brigadeiro Henrique Fontenelle, diretor geral do DAC, declara interditado o aeroporto de Bebedouro e sendo assim, a paralisação das atividades do aeroclube.

Em 1954, ocorreu o primeiro concurso nacional de voo a vela em Ribeirão Preto e Bebedouro era o ponto de chegada da prova de velocidade de linha reta sem retorno, 75km aéreos. E nas demais provas utilizadas como ponto de virada e possível pista de pouso, mesmo interditada.

Em 1955, o DAC mandou transferir a aeronave PP-GMB do Aeroclube de Bebedouro para o Aeroclube de Itápolis para servir, exclusivamente, na formação e treinamento de pilotos.

Passados muitos anos, sem atividades oficiais, o aeroclube retorna a suas atividades com a inauguração do Aeroporto Municipal de Bebedouro, Comandante Luís Martins de Araújo em 1988.

No dia 15 de janeiro de 1989, ocorre a reativação de suas atividades e seu estatuto é aprovado composto de número ilimitado de sócios, constituído por tempo indeterminado. Sendo uma associação civil com patrimônio e administração próprios, com serviços locais e regionais, cujos objetivos principais são o ensino e a prática de aviação civil, de turismo e desportiva em todas as suas modalidades, podendo cumprir missões de emergência ou de notório interesse da coletividade. O Aeroclube de Bebedouro não tem finalidade lucrativa, nem remunera seus dirigentes, direta ou indiretamente.

As atividades desde sua reativação têm sido intensas, os destaques são para o Campeonato Brasileiro de Acrobacias ocorrido em novembro 1991 com as participações de pilotos nacionais (Civis e Militares) e internacionais. A esquadrilha da Fumaça, com seus aviões vermelho e branco, voou juntos com os demais participantes fechando a festa em grande estilo.

Em 1992 o Aeroclube recebe um avião rebocador e alguns planadores de instrução/competição do DAC (Departamento de Aviação Civil) e têm início as atividades do voo a vela, sendo destaque até hoje.

Em outubro de 2000 ocorreu o Campeonato do Milênio, 42º Campeonato Brasileiro de Voo a Vela, sendo destaque em toda mídia nacional e internacional, considerado como um dos melhores campeonatos de todos os tempos.

Em outubro de 2009, na comemoração dos 20 anos, ocorreu o 51º Campeonato Brasileiro de Voo a Vela com direito a apresentações aéreas da esquadrilha da fumaça com as pinturas verde, amarelo e azul, esquadrilha OI (Texas), paraquedistas e empresas de marketing (Red Bull e OI).

O Aeroclube de Bebedouro foi sede 12 vezes dos campeonatos brasileiros de voo a vela; os anos são: 1993, 1994, 1995, 1996, 1999, 2000, 2001, 2008, 2009, 2012, 2015, 2018. São inúmeros campeonatos regionais, sudeste, locais que ocorreram em Bebedouro.

Desde 2012 tem recebidos os projetos Santos Dumont e Voa São Paulo, formando pilotos para o esporte do voo a vela.

Venha visitar o Aeroclube de Bebedouro.

O Aeroclube de Bebedouro está aberto para visitas monitoradas. Durante a visita, as pessoas têm o primeiro contato com a aviação civil, podendo conhecer de perto os aviões e os planadores. O aeroclube de Bebedouro está localizado no Aeroporto Municipal Comandante Luís Martins de Araújo (SDBB), na Rodovia Brigadeiro Faria Lima - km 384 - Bebedouro/SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 17 3044-2122, ou pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Artigo e levantamento:

Márcio José Martins – MTB: 78.950 

Diretor de Comunicação do Aeroclube de Bebedouro SP.